Muitos médicos e clínicas/consultórios se questionam sobre o que pode ser feito, o que é de fato uma ação de Publicidade ou de Marketing. Neste posto iremos fazer um breve resumo sobre as diferenças e esclarecer um pouco este tema.
Entende-se que a demanda dos pacientes é por necessidade, e não por consumo, e portanto, não deve se mercantilizar a medicina de forma a incitar as pessoas a fazerem procedimentos/exames desnecessários ou gerar modismos, isso é chamado de Publicidade.
Essa é a razão de existir uma série de normas e proibições quanto ao uso da publicidade para esta categoria.
Mas é possível desenvolver uma comunicação que chegue até os pacientes criando uma forte identificação, se posicionando enquanto autoridade e sendo referência na área em que atua, na qual denomina-se MARKETING.
O próprio CFM normatizou esse assunto conduzindo os médicos a usarem alguns recursos de marketing sem ferir a ética da sua profissão, possibilitando o crescimento de seus consultórios.
Os impressos médicos é um bom exemplo de onde esses recursos de marketing podem ser usados, exemplo:
- Receituários;
- Papeis timbrados;
- Envelopes;
- Pastas;
- Cartão de visita
- Cartão de Retorno
- Folder Institucional
São materiais colaboram para que a credibilidade seja mantida, melhora a interação com os pacientes e apoia no processo de construção da confiança. Essa papelaria médica é criada a partir de um logotipo e da identidade visual. Esse é o ponto de partida que guia toda a comunicação, e que a classe médica pode e deve explorar.
As redes sociais também podem ser usadas com objetivo de promover conhecimento, e é muito versátil, pois possibilita que o médico explore muitos formatos para disseminar conteúdo relevante, e principalmente, interaja com seus pacientes, podendo responder a dúvidas e necessidades que aparecem.
É sempre bom lembrar que seja qual for o meio escolhido, um bom material de comunicação, com boas práticas de design e texto, que esteja de acordo com os valores e princípios do profissional e o represente, é o que eleva a percepção de valor entre um profissional e outro.
Publicidade x Marketing
Publicidade é quando usamos mídia para promover ou vender um produto ou serviço, e por isso, não é permitido que médicos e profissionais de saúde façam uso desse recurso. (Não pode!)
Marketing é um conjunto de estratégias de comunicação que auxiliam a conectar marcas e pessoas, serviços e clientes, produtos e compradores. Ele informa e pode ser mais ou menos envolvente, depende da estratégia. (Pode!)
Em resumo, médicos podem explorar o marketing para melhorar o crescimento de seus negócios, mas devem estar sempre atentos as normas do CFM e da Resolução 1974/11 – norma vigente para publicidade médica. Se você é médico, clínica ou consultório e precisa apresentar mais sua especialidade aparecendo para as pessoas certas, entre com contato com a gente, conte suas necessidades que estamos à disposição desde já. Visite nosso site e conheça tudo que podemos fazer pelo seu negócio.
Se você é médico, clínica ou consultório e precisa apresentar mais sua especialidade aparecendo para as pessoas certas, chama a gente no WhatsApp, conte suas necessidades e faremos tudo que podermos pelo seu negócio. Estamos à disposição desde já.